Terça, 20 de Outubro de 2020
73982441586
Coronavírus Curados

Mais cinco casos de cura clínica do novo coronavírus em Ilhéus

Médica responsável pelo acompanhamento desses pacientes explica.

10/04/2020 17h49 Atualizada há 6 meses
140
Por: Rick Fontes
 Mais cinco casos de cura clínica do novo coronavírus em Ilhéus

Aumentou para 11 o número de pessoas que receberam alta da quarentena da Covid-19, doença causada pelo coronavírus, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde de Ilhéus. Nesta sexta-feira (10), mais cinco pacientes tiveram cura clínica. 

Mas, afinal, o que é cura clinica?

“Nos casos leves, consideramos a recuperação após 14 dias do início dos sintomas. Após esse período, os pacientes devem estar assintomáticos e não devem mais fazer o uso de medicamentos. Então, são ditos recuperados e recebem alta. Porém, eles precisam seguir as recomendações direcionadas à comunidade em geral, mantendo os cuidados de higiene pessoal”.

Fernanda Pinto, médica responsável pelo acompanhamento dos casos de coronavírus em Ilhéus,  explica que esses pacientes atenderam às recomendações definidas pelo Ministério da Saúde, após passarem 14 dias em isolamento domiciliar. 

Até às 11 horas desta sexta-feira (10), Ilhéus registrou 27 diagnósticos positivos da doença. Ao todo, foram cinco novos casos nas últimas 24 horas. A Central Covid-19 monitora 204 casos suspeitos de síndrome gripal. Outros 144 casos foram descartados e oito estão sob investigação, aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen - BA). Diante do crescimento de pessoas infectadas, o prefeito Mário Alexandre intensificou o pedido de manutenção do distanciamento social. 

“As medidas preventivas devem ser respeitadas, pois só assim será possível bloquear a cadeia de transmissão viral. O trabalho é conjunto, não é apenas das equipes que atuam na linha de frente, mas de toda a população. Dependemos da consciência e do esforço de cada um. Vamos ficar em casa. Vale a pena, salva vidas”.

Cuidados e prevenção
 
Para evitar a propagação do vírus, os órgãos de saúde recomendam medidas básicas de higiene, dentre elas: 

- Lavar as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com frequência, com água e sabão, ou higienizar com álcool em gel 70%,e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las; 

- Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos;

- Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar;

- Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos com água e sabão; 

- Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ilhéus - BA
Atualizado às 20h21 - Fonte: Climatempo
22°
Muitas nuvens

Mín. 21° Máx. 27°

22° Sensação
8.9 km/h Vento
81.8% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (21/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Quinta (22/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 28°

Sol e Chuva